O agricultor conhecido por João Cigano, começou a colheita do plantio de fava branca, que foi cultivado junto com o milho e feijão, no Sítio Boqueirão, no município de Lajes Pintadas-RN.
O sertanejo não teve de quer reclamar, pois o ano foi bom de inverno e ótimo para cultivar as plantações.
A fava tem aparência de um feijão, mas em formato maior, e pode ser preparada da mesma maneira – de preferência, os grãos devem ser deixados de molho antes de serem cozidos.



SEU JOÃO.
ResponderExcluirConfesso não saber se Seu João gostaria de ser chamado de ‘’João Cigano’’. Não sei. Na dúvida, prefiro chamá-lo de Seu João Feitosa Gomes, filho de Seu Zé Novo e de Dona Alfreda Regina Feitosa Gomes, ambos de saudosa e respeitável memória.
O Feitosa e o Gomes de Seu João são provenientes do Agreste paraibano. O primeiro obtido do lado materno é de Serraria e o segundo do lado paterno é de Araruna.
Para quem ainda não sabe, Seu João é um produtor rural que reúne alguns conhecimentos específicos das ciências agrárias adquiridos nos tempos da Ancar-RN (Associação Nordestina de Crédito e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) no final dos anos de 1968 e início de 1970, através dos engenheiros agrônomos João Feijão Neto, Haroldo Bezerra, Tilon Gurgel, Geraldo Pedro Cavalcanti, Aluízio Simplício, Fernando Viana e outros, além das extensionistas sociais Consuelo Gurgel, Zélia Gurgel, Maria Alves, Maria do Socorro Duarte e outras, bem como Dr. Aproniano Pinto Rocha, médico da Fundação SESP, sediada em Santa Cruz.
‘’O trabalho desenvolvido tinha como lema ‘ajudar o homem do campo a ajudar-se a si mesmo’. O objetivo da entidade era desenvolver um trabalho cooperativo, baseado em princípios educacionais, na busca do aprendizado na agricultura, pecuária e economia doméstica, envolvendo lideranças, grupos de produtores, atividades com jovens rurais, através dos clubes “4S” (saber, sentir, saúde e servir) e dos mini-postos de saúde que muito contribuíram para o desenvolvimento das comunidades rurais.’’
Na segunda metade de 1975, no início do governo do Dr. Tarcísio Maia, foi extinta a Ancar-RN e, em seguida, criada a Emater-RN (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte), através da Lei Estadual nº 4.484, de 23 de setembro daquele mesmo ano. A Ancar-RN foi substituída pela Emater-RN.
Judas Tadeu
Ah! Dr. Aproniano é um excelente médico. É filho do Sr. Sebastião da Farmácia (in memoriam) e irmão do empresário, bacharel em turismo e farmacêutico Sr. Sebastião Rocha Filho (Rocha da Farmácia).
ResponderExcluirDr. Aproniano Pinto Rocha, médico da F. SESP, sempre prestou relevantes serviços aos mini-postos de saúde da região do Trairi.
Carlinho