quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Lajes Pintadas: agricultor faz colheita de fava no Boqueirão


O agricultor conhecido por João Cigano, começou a colheita do  plantio de fava branca, que foi cultivado junto com o milho e feijão, no Sítio Boqueirão, no município de Lajes Pintadas-RN.

O sertanejo  não teve de quer reclamar, pois o ano foi bom de inverno e ótimo para cultivar as plantações.

A fava tem aparência de um feijão, mas em formato maior, e pode ser preparada da mesma maneira – de preferência, os grãos devem ser deixados de molho antes de serem cozidos.




2 comentários:

  1. SEU JOÃO.

    Confesso não saber se Seu João gostaria de ser chamado de ‘’João Cigano’’. Não sei. Na dúvida, prefiro chamá-lo de Seu João Feitosa Gomes, filho de Seu Zé Novo e de Dona Alfreda Regina Feitosa Gomes, ambos de saudosa e respeitável memória.

    O Feitosa e o Gomes de Seu João são provenientes do Agreste paraibano. O primeiro obtido do lado materno é de Serraria e o segundo do lado paterno é de Araruna.

    Para quem ainda não sabe, Seu João é um produtor rural que reúne alguns conhecimentos específicos das ciências agrárias adquiridos nos tempos da Ancar-RN (Associação Nordestina de Crédito e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) no final dos anos de 1968 e início de 1970, através dos engenheiros agrônomos João Feijão Neto, Haroldo Bezerra, Tilon Gurgel, Geraldo Pedro Cavalcanti, Aluízio Simplício, Fernando Viana e outros, além das extensionistas sociais Consuelo Gurgel, Zélia Gurgel, Maria Alves, Maria do Socorro Duarte e outras, bem como Dr. Aproniano Pinto Rocha, médico da Fundação SESP, sediada em Santa Cruz.

    ‘’O trabalho desenvolvido tinha como lema ‘ajudar o homem do campo a ajudar-se a si mesmo’. O objetivo da entidade era desenvolver um trabalho cooperativo, baseado em princípios educacionais, na busca do aprendizado na agricultura, pecuária e economia doméstica, envolvendo lideranças, grupos de produtores, atividades com jovens rurais, através dos clubes “4S” (saber, sentir, saúde e servir) e dos mini-postos de saúde que muito contribuíram para o desenvolvimento das comunidades rurais.’’

    Na segunda metade de 1975, no início do governo do Dr. Tarcísio Maia, foi extinta a Ancar-RN e, em seguida, criada a Emater-RN (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte), através da Lei Estadual nº 4.484, de 23 de setembro daquele mesmo ano. A Ancar-RN foi substituída pela Emater-RN.

    Judas Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Ah! Dr. Aproniano é um excelente médico. É filho do Sr. Sebastião da Farmácia (in memoriam) e irmão do empresário, bacharel em turismo e farmacêutico Sr. Sebastião Rocha Filho (Rocha da Farmácia).
    Dr. Aproniano Pinto Rocha, médico da F. SESP, sempre prestou relevantes serviços aos mini-postos de saúde da região do Trairi.
    Carlinho

    ResponderExcluir