terça-feira, 14 de junho de 2016

São Tomé-RN: Quilombo de Gameleira realiza com sucesso a 1ª Semana Cultural Sócio Educativa


A comunidade Gameleira, na zona rural de São Tomé, RN realizou no período de 6 a 12 de junho, a 1ª semana cultural sócia educativa, denominada de “Tapera de Taipa”, dentro do território Quilombola.

A Gameleira é um território Quilombola reconhecido por Palmares como remanescentes de quilombo. “Através de minhas pesquisas cientifica por 1 ano indo e vindo 10 vezes para esta comunidade foram detectadas varias expressões de vulnerabilidades, seja, ela no social, econômico, jurídicos, saúde e educação. A partir deste olhar critico pelo viés da Assistência Social  exercendo o profissionalismo foi  que comecei a articular ações a serem desenvolvidas  no Quilombo de forma a em pondera-los e faze-los conhecedores de sua própria historia”, ressaltou Maria Lúcia, pedagoga e organizadora do evento.


Ainda segundo Lúcia, o evento contou com a  presença da Defensoria do Estado, Sescoop, UNI/ RN, UNP, UFRN, SEBRAE, INCRA, Índios do Catu, TV Câmara, Teatro Potengiensse, IFRN Cidade Alta com o grupo de rabequeiros, violeiros e, teve o apoio  importante  prefeitura de São Tomé com ações de cidadania através do dia D. “Encerramos o evento com a apresentação do quilombo de Parelhas os Negros do Rosário 153 anos de tradição e finalmente produzimos 75 carteiras de identidades para os quilombolas com uma parceria do ITEP Natal/RN, Governo do Estado e o RN Sustentável”, disse.

“Agora o próximo passo e dar continuidade aos projetos proposto como: a produção de sabão caseiro e confecções de vassouras PETI, além de cursos diversos para o nosso publico alvo os quilombolas de gameleira e assim contribuir com a sua cidadania e a garantia de direitos sendo assim, este o papel de um profissional atuante do Serviço Social, como rege nosso código de ética”, concluiu Maria Lúcia.


Um comentário:

  1. Muito me admira essas coisas só aparecerem em ano de eleições. Daqui pra outubro vai aparecer diversas atividades dessas.

    ResponderExcluir