
O Banco do Nordeste, instituição pública federal, foi alvo de um ataque cibernético nesta segunda-feira (26/1) e suspendeu o Pix temporariamente.
A invasão ocorreu por meio de uma vulnerabilidade explorada por criminosos em um dos prestadores de serviços ligados ao sistema de transações De acordo com o banco, o ataque ainda está sendo apurada pelas equipes técnicas da instituição.
O Banco do Nordeste informou que o ataque não comprometeu diretamente os recursos ou dados dos clientes. As movimentações irregulares ocorreram em uma conta bolsão da prestadora de serviço envolvida.
As contas são usadas por fintechs menores e não têm acesso direto ao Sistema Brasileiro de Pagamentos, o que, na prática, limita os riscos ao público.
Após identificar o incidente, o banco acionou os protocolos de segurança e passou a colaborar com o Banco Central (BC) para analisar os desdobramentos e restaurar as operações de forma segura.
Em comunicado oficial publicado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a instituição afirmou que não há indícios de vazamento de dados nem prejuízo às contas de clientes. Entretanto, o serviço de Pix foi suspenso temporariamente enquanto a causa do problema é investigada e as medidas corretivas são implementadas.Blog do Gustavo Negreiros!

Nenhum comentário:
Postar um comentário