sábado, 11 de janeiro de 2025

Golpistas usam nome da Receita para aplicar golpe da “taxa sobre Pix”; entenda

Criminosos estão aproveitando a desinformação sobre a fiscalização da Receita Federal para aplicar golpes relacionados a transações financeiras via Pix. Eles enviam mensagens falsas utilizando o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita, alegando a existência de uma suposta cobrança de taxas sobre movimentações acima de R$ 5 mil.

As mensagens fraudulentas incluem ameaças de bloqueio do CPF caso o pagamento de uma falsa guia de R$ 845,20 não seja efetuado. Para aumentar a credibilidade da fraude, os golpistas chegam a anexar uma suposta guia de pagamento, imitando documentos oficiais da Receita Federal.

Alerta da Receita Federal

A Receita Federal esclarece que não existe tributação sobre transações via Pix e que a Constituição Federal proíbe a criação de impostos sobre movimentações financeiras. A instituição reitera que jamais realiza cobranças de taxas dessa natureza.

O órgão explica que a recente atualização no sistema de acompanhamento financeiro, que inclui novos meios de pagamento nas declarações prestadas pelas instituições financeiras, não implica em qualquer tipo de cobrança aos contribuintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário