sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Padre Carlos Arcelino é nomeado como Administrador Paroquial, não como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes; qual a diferença?

O padre José Carlos Arcelino da Silva, foi nomeado como Administrador Paroquial, não como Pároco da Paroquia de Nossa Senhora de Lourdes, que compreende as cidades de Campo Redondo e Lajes Pintadas, RN. 

A diferencia do Pároco para Administrador Paroquial é a seguinte:

Pároco: tem um período determinado de permanência, normalmente 6 anos, que podem ser renovados por mais 6. Tem função pastoral e administrativa, antigamente era chamado vigário ecônomo, função que poderia se somar à de fabriqueiro (administrador da economia).

Administrador paroquial: é provisório, ele fica na comunidade até ser nomeado um pároco, que pode ser ele mesmo. Não existe um prazo, mas não convém que fique muito tempo como administrador. Tem função pastoral e administrativa, fazendo tudo o que o pároco faz.

Vigário: auxilia o pároco ou administrador na cura das almas, ou seja, nos sacramentos. Normalmente não responde pela administração da paróquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário