terça-feira, 7 de maio de 2024

Comitiva de Minas Gerais visita o Museu Gídeo Véio no Quilombo de Gameleira, no município de São Tomé, RN

No período de 27/04 a 06/05/2024, uma Comitiva esteve em viagem de carro por 02 dias saindo da comunidade Quilombola Peixe Bravo, no município de Riacho dos Machados, em MG,  rumo ao Rio grande do Norte.   As 05 pessoas que se destinaram a participar desta aventura foram: a Coordenação do Museu Quilombola do Peixe Bravo, no município de Riacho dos Machados, as senhoras: Rosenilda Morais e a senhora dona Helena. Acompanhando estas lideranças quilombolas  estavam, a assistente social  a senhora Maria Lucia Angelino, que também é quilombola  e a chefe de gabinete da prefeitura municipal de Riacho dos Machados,  norte de  Minas Gerais,  além do seu motorista,  Hudson Frankley.

A viagem teve uma duração de 10 dias, e durante todo o trajeto os visitantes puderam passar por várias experiências inovadoras que com certeza irão contribuir bastante com as práticas a serem realizadas na comunidade quilombola Peixe Bravo.

Locais visitados e trocas de experiências:

1 - Passeio turístico a barreira do inferno com o objetivo de conhecer o museu e seu acervo.

2 - Passeio ao maior cajueiro do mundo, objetivo: conhecer como funciona o turismo local   a organização e recepção dos turistas.

3- Contato com o mar para que as senhoras quilombolas pudessem ter a primeira experiência com o mar e conhecer   mais sobre esta rica beleza da natureza.

4 - Estivemos com as rendeiras da vila de ponta negra participando de uma roda de conversas.  Objetivo:  Absorver conhecimentos sobre este de saberes e fazeres tradicionais e sua valorização.

05 - Participamos de uma importante reunião com representantes do CECOP- Museu Nizia Floresta- Rede de Pontos de Memórias e Museus Comunitários do RN.

06- Em São Tomé visita a prefeitura local - visita ao forró dos Idosos.

Na comunidade quilombola de Gameleira.

Visita ao Museu Quilombola Gídeo Véio - Troca de experiências da gastronomia local e a gastronomia mineira na escola Joaquim Garcia dos Anjos.

Quilombo de Gameleira: participação da comitiva mineira na reunião do grupo de quilombolas  que passaram pela formação de confecção de vassouras de garrafas Peti.

Momentos de socialização compartilhando  trocas  de experiências e  saberes  em forma de cinema itinerante na escola Joaquim Garcia dos Anjos  comunidade quilombola Gameleira município de São Tomé no Rio Grande do Norte.

As mineiras quilombolas conhecendo o acervo do museu quilombola Gídeo Véio na Comunidade quilombola de Gameleira, no  município de São Tomé no RN.

As quilombolas, Rosenilda Morais, coordenadora e a Dona Helena  Vice coordenadora do museu quilombola do Peixe Bravo e coordenadoras da associação amigos do museu quilombola do Peixe Bravo no município de Riacho dos Machados  norte de minas gerais.

Presença dos gestores da educação de São Tomé-RN na ação da culinária mineira que foi realizada na escola Joaquim Garcia dos Anjos pelas senhoras  Rosenilda Morais e Dona Helena Pereira  que são  quilombolas do Peixe Bravo   e coordenadoras do Museu Peixe Bravo.

Chegada da comitiva mineira a comunidade quilombola de Gameleira e a recepção do presidente da associação local e  dona Maria Nicolau.

Diretor e coordenador do IFRN Canguaretama, os professores e Antropólogo  Flávio Ferreira e  Nilton Xavier, também estiveram na comunidade quilombola de Gameleira, no município de São Tomé,  realizando varias ações,  dentre elas: recepção da comitiva mineira,  doação de  instrumentos musicais para a formação de um  grupo de crianças para resgatar  da cultura de forró local, uma iniciativa do museu quilombola Gídeo Véio. Conformações na integra da Assessoria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário