A terra de Santa Rita promoverá o incentivo à literatura potiguar, no próximo dia 19, às 14h, no teatro municipal Candinha Bezerra. Desta vez, o Carrossel da Leitura levará a representação dos escritores indígenas com a Professora Doutora Eva Potiguara, a literatura de incentivo à imaginação do jornalista Juliano Freire e a força da poesia do conterrâneo santacruzense Gilberto Cardoso, além da contadora de histórias Célia Bombom.
O projeto trabalha com a formação virtual de professores e ações presenciais na aproximação de escritor-leitor especialmente para alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Desde o início do ano vem oferecendo oficinas virtuais como a de agosto que tratou do tema - Infância, Relações Étnico-Raciais e Afroletramento: A literatura como ferramenta para a (re)Construção de Histórias e Memórias Ancestrais na Educação. “Minha trajetória como professora trabalha com a potência que a literatura tem na formação das concepções sobre a valorização africana e no combate ao racismo. É na infância que a gente começa a construir nossa identidade e ter as primeiras noções de comunidade. Daí a importância de trabalhar bem essa formação para construirmos uma sociedade mais saudável para todos.” Defendeu a pedagoga Marília Xavier (Oyá Iyalê), responsável pela formação.
Todas atividades são gratuitas e permanecem disponíveis no
youtube do projeto, sendo aberta para professores e público geral interessado.
A edição 2023 do Carrossel da Leitura começou em abril deste ano e já está em
sua sexta edição. "Participar do Carrossel da Leitura é contribuir para
fazer a cultura, a arte, e o estímulo ao hábito de ler girar pelo Rio Grande do
Norte, em contato direto com os leitores”. Falou com um sorriso no rosto, o
escritor Juliano Freire.
Os municípios São José de Mipibu, Nisia Floresta, Currais Novos, Parnamirim, e Lagoa Nova, já receberam o projeto com centenas de crianças beneficiadas. Na próxima edição, que será em Santa Cruz, os estudantes e seus professores, além de receberem livros gratuitamente das mãos dos próprios escritores para suas bibliotecas, também poderão interagir diretamente com os coordenadores do projeto e editores que estarão presentes na atividade.
O Projeto Carrossel da Leitura conta com patrocínio da Neoenergia Cosern e do Instituto Neoenergia por meio da Lei Câmara Cascudo e, ao todo irá distribuir nesta edição de 2023, 1000 livros para escolas de 10 cidades , nos quatro cantos do Rio Grande do Norte.
As oficinas de formação são oferecidas gratuitamente, de
forma online, para todos os interessados. Inscreva-se no youtube
(carrosseldaleitura2420) siga as redes sociais do @carrosseldaleitura, convide
os professores para conhecer o projeto e ajude a literatura potiguar a girar.
Entrevistas e informações pelos telefones: (84)994546815 e
(84) 996283152
Nenhum comentário:
Postar um comentário