sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Aula de campo na Feira Livre de Lajes Pintadas-RN: “a matemática na prática”

A Escola Estadual São Francisco, visando uma melhor compreensão das atividades do cotidiano, realizou na manhã desta sexta-feira, 26/11/21, uma aula diferente: levou seus alunos do 6º e do 7º anos, literalmente, à Feira Livre local.

Tendo o cuidado com as normas de segurança vigentes por causa da pandemia, a escola enviou seus alunos, uma turma de cada vez, à feira livre local, para que os mesmos simulassem uma situação de compra de itens vendidos naquele espaço.

Orientados pelo professor de matemática, professor Ricardo Sérgio, os alunos deveriam escolher 10 itens, na quantidade que eles achassem necessário, de acordo com suas famílias. O objetivo da atividade era trabalhar as operações matemáticas básicas, dentro do conjunto dos números naturais, no 6º ano e dentro do conjunto dos números inteiros, no 7º ano.

Ao final da simulação, os alunos deveriam cálcular os valores gastos com cada item selecionado e o valor total da compra. Em seguida, foi simulado também que cada um deles teria uma quantia, escolhida aleatoriamente, para pagar tais compras. Os alunos deveriam informar, após realizados seus cálculos, se essa quantia era suficiente ou não; se sobrava ou se faltava dinheiro e, quanto sobraria ou quanto faltaria.

O professor ressaltou a importância da prática em sala de aula aliada à vivência dos alunos com a situação real para consolidar a aprendizagem e a fixação dos conteúdos abordados.

“É muito comum os alunos perguntarem onde a matemática é empregada, onde usarão tal conteúdo nas suas vidas e, mostrar-lhes na prática onde a matemática se faz presente é fundamental”, encerra o professor Ricardo Sérgio.

Ponto de vista do Blog: enquanto agente de comunicação, nosso Blog enaltece atividades como esta realizada pela escola estadual São Francisco e parabeniza toda comunidade escolar por permitir-se envolver nas atividades desenvolvidas pela escola citada, parabenizando ao professor Ricardo Sérgio e as turmas envolvidas nesta dinâmica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário