terça-feira, 26 de outubro de 2021

Justiça Eleitoral cassa chapa do PSDB em Taipu (RN) por candidaturas femininas fictícias

Todos os nove candidatos que concorreram à Câmara Municipal na cidade de Taipu, interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) durante as últimas eleições de 2020, tiveram a chapa cassada pela Justiça Eleitoral, que identificou a articulação de candidaturas fictícias pelo partido para preencher a cota obrigatória de gênero. Com a decisão, o partido perde os mandatos dos dois candidatos eleitos para a Câmara Municipal da cidade, os vereadores Aluízio Viana Filho e Erivan Pinheiro de Lima.

Decisão semelhante em Ceará-Mirim e Currais Novos

No início de setembro, o vereador de Currais Novos Professor Marquinhos (DEM) foi acusado de fraudar as eleições por meio do registro de candidatura fictícia, a fim de cumprir a cota de gênero. A legislação determina que cada partido deve preencher, nas eleições proporcionais, o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Poucos dias depois, todos os candidatos e vereadores eleitos pelo PSB em Ceará-Mirim tiveram seus mandatos cassados por fraude na cota de gêneros informada à Justiça Eleitoral. Ao todo, 19 vereadores do PSB, sendo um deles eleito, obtiveram 2.577 votos e o juiz pede que seja feita uma nova retotalização de votos para definir quem assume o mandato. Marcos Angelino de Farias, o único vereador eleito pelo PSB, teve seu mandato cassado. Do Site Saiba Mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário