quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Criminosos clonam WhatsApp com pesquisa falsa sobre covid-19 no RN; Michelle Rincon é uma das vítimas

Golpistas se passaram por pesquisadores do Ministério da Saúde para clonar contas de WhatsApp de moradores do Rio Grande do Norte. Com acesso ao aplicativo, os criminosos fingem ser a vítima e pedem dinheiro a conhecidos dela.

Esse é se junta a outros golpes cibernéticos que vêm sendo apurados pela Polícia Civil do RN, que alerta para precauções no momento de responder a uma pesquisa e fazer compras online, por exemplo.

A jornalista Michelle Rincon está entre as vítimas do golpe. Segundo ela, na segunda-feira (18), uma pessoa telefonou se passando por um pesquisador de estudo que seria publicado no site do Ministério da Saúde.

Os bandidos fizeram cinco perguntas rápidas sobre o novo coronavírus e, ao final da chamada, pediram números que seriam encaminhados por SMS para a validação da pesquisa. Porém, o número que chegou era o código de segurança do Whatsapp para mudar o telefone.

“Eram cinco perguntas. Depois me pediram uns números para validação da pesquisa, enviados por SMS. Eu displicentemente dei e caí no golpe. Me achando tão precavida e sabida, caí no golpe do Whatsapp”, disse Michelle.

A jornalista ainda informou amigos sobre o caso pelas redes sociais, mas não foi suficiente para impedir outro etapa do golpe. Os golpistas entraram em contato com um amiga dela se passando por Michelle e a vítima transferiu cercs de R$ 3 mil para uma conta bancária informada pelos criminosos. Do Amigos da Onça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário