terça-feira, 26 de maio de 2020

Covid-19: auxílio a estados e municípios só deve chegar em junho

Jair Bolsonaro sanciona nesta semana a lei que institui o auxílio de R$ 60 bilhões a estados e municípios.

A transferência dos recursos não será imediata. Há, no projeto aprovado, um trecho que define que apenas estados que não tiverem ações relacionadas ao novo coronavírus na Justiça contra a União poderão receber o dinheiro.

O texto determina ainda um prazo para que os estados façam a retirada das ações. A previsão do Ministério da Economia é que os valores sejam repassados na primeira quinzena de junho. Do Blog do Xerife!


2 comentários:

  1. Casamento de Chico Pereira e Jardelina Nóbrega há 95 anos.
    O cangaceiro Chico Pereira (Francisco Pereira Dantas) casou na manhã de 26 de maio de 1925, numa terça-feira, com a Senhorita Jardelina Esmerina da Nóbrega. O enlaçe matrimonial se deu, por procuração, na Igreja de Pombal.
    Chico Pereira foi assassinado pela polícia do Governador Juvenal Lamartine de Faria na madrugada de 28 de outubro de 1928, no Sítio Maniçoba, a cerca de 10 quilômetros de Currais Novos, RN. Responsáveis pela execução do preso de Justiça: Tenente Joaquim de Moura e seus comandados.
    Abelardo

    ResponderExcluir
  2. Só Deus!
    O tenente Joaquim de Moura e os sargentos Feliciano Tertulino, Luís Auspício e Genésio Cabral de Lima saíram de Natal, conduzindo o cangaceiro paraibano, Chico Pereira, algemado, para ser submetido a julgamento na Comarca de Acari, no dia seguinte, segunda-feira (29/10/1928), acusado do assalto à fazenda de propriedade do Coronel Joaquim Paulino de Medeiros (O Coronel Quincó da Ramada) na Serra da Rajada. O sargento Genésio Cabral era o chofer do veículo (Jeep) da escolta.
    Só Deus! Os componentes da escolta policial que deveriam proteger a integridade física e moral do preso, o executaram com requintes de crueldade, no domingo, 28/10/1928, nas proximidades do Riacho da Maniçoba, a poucos quilômetros de Currais Novos.
    Quem tiver interesse, sugiro adquirir a obra clássica: ‘’Vingança, Não – Cangaceiros do Nordeste’’, de autoria de F. Pereira Nóbrega. A 1ª edição de 1960. O prefácio é de Rachel de Queiroz.
    O autor Francisco Pereira Nóbrega (mais conhecido por F. Pereira Nóbrega ou Pe. Chico Pereira) era filho de Francisco Pereira Dantas (O cangaceiro Chico Pereira) e de Dona Jardelina Esmerina Pereira Nóbrega (Dona Jarda). Era também sacerdote católico, ordenado em Roma, filósofo, mestre, doutor, poliglota, escritor e professor universitário.
    Em 1968 abandonou a batina, mas não deixou de ser padre, até porque padre é eterno.
    Em 1971, casou-se com a professora Lígia Aparecida Moura Pereira Nóbrega com quem teve três filhos: Melissa, Marama e Francisco.
    Judas Tadeu






    ResponderExcluir