domingo, 5 de abril de 2020

Coronavírus: Nota à população Lajespintadense


A Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas/RN, por meio do Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) e da Secretaria Municipal de Saúde vêm a público esclarecer sobre as medidas de prevenção, adotadas e incentivadas pelo presente poder público e recomendadas pela comunidade científica de saúde, para conter o avanço do novo Coronavírus (COVID-19) no nosso município.

Levando em observação que a Organização Mundial de Saúde, OMS, ainda não revogou as recomendações de isolamento domiciliar, eficazes contra a nova pandemia − testadas e aprovadas em diversos países que tentam debelar a doença; e que se não cumpridas fielmente pela população lajespintadense, possivelmente será inevitável que os já assustadores registros de mais de 3 mil infectados e 90 óbitos (conforme números do Ministério da Saúde) continuem a crescer e cheguem brevemente por aqui. Projeções de diversos estudos científicos nacionais e internacionais nos inspiram absoluto cuidado no trato da questão.

Além da formação do Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do COVID-19, no dia 23 de março do corrente ano, fizemos ajustes no funcionamento dos serviços de saúde para atendimento da população, focando nos casos suspeitos, promovendo o devido acompanhamento – e se necessário, o devido tratamento. Ainda, definimos medidas restritivas temporárias adicionais para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do no COVID-19.
Essas restrições temporárias recomendadas, inclusive por especialistas sanitários, pretendem evitar — em Lajes Pintadas — o que infelizmente aconteceu em países como China, Itália e Estados Unidos: a dizimação em massa de pessoas acometidas pela doença. No mundo, já são mais de 530 mil infectados e mais de 24 mil mortes, segundo a OMS.

Aconselha-se, portanto, que este não é o momento para formação de grupos de pessoas nas ruas, igrejas, feiras, bares, calçadas de casas, sítios, taperas, beira de açude, nas repartições de saúde, jogos de bicho, lotérica, mercadinhos, bodegas, qualquer lugar público ou multidões. Por isso, a Prefeitura Municipal publicou recentemente decreto de toque de recolher (005/2020).

Mesmo para os estabelecimentos autorizados a funcionar (mercados, farmácias e similares, além das indústrias), importante insistir que são exigidas medidas de proteção aos funcionários, clientes e colaboradores: é necessário o distanciamento de 1,5 m entre cada pessoa e adoção, quando possível, do sistema de escala, com alteração de jornadas e revezamento de turnos, tudo para reduzir o fluxo e a aglomeração de pessoas (Decreto Municipal n° 003 de 23 de março de 2020).

Ainda não foi confirmado nenhum caso de COVID-19, e, seguindo os protocolos, estamos acompanhando 04 (quatro) casos suspeitos.

A Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas/RN, a Secretaria Municipal de Saúde de Lajes Pintadas/RN, as demais secretarias e órgãos municipais, por meio do Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do COVID-19, permanecem vigilantes e atuantes no enfrentamento da grave doença colocada, não medindo esforços para tanto. Semelhante, na preservação da vida dos cidadãos lajespintadenses.

Cumpram-se os decretos estaduais, municipais e demais encaminhamentos das autoridades sanitárias municipais competentes.

A comunidade científica mundial nos prescreve a melhor atitude para se evitar o pior possível para todos nós: FIQUEM EM CASA PARA PROTEÇÃO DAS VIDAS!
Lajes Pintadas/RN, 06 de abril de 2020.
ANTÔNIA FERREIRA LIMA FURTADO
Prefeita Municipal

MARIA SUÉRIA FURTADO RODRIGUES
Secretária Municipal de Saúde
Presidente do Comitê Municipal de
Gestão da Emergência em Saúde Pública
decorrente do coronavírus (COVID-19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário