Em plena campanha mundial de combate ao coronavírus (covid-19) os profissionais da saúde tenta mobilizar a população com uma simples frase “NÓS ESTAMOS AQUI POR VOCÊ, FIQUE EM CASA POR NOS” medida essa eficaz contra a transmissão.
Devido à vasta transmissão do COVID-19, recentemente o ministério da saúde publicou um decreto declarando o estado de transmissão comunitária do coronavírus, deixando em alerta ainda mais sobre a prevenção.
“Os coronavírus são uma família de vírus que causam infecções respiratórias, seu período de incubação é de 2 a 14 dias, e sua transmissão ocorre principalmente durante os sintomas. Aproximadamente 80% dos casos apresentam sintomas leves, similares a uma gripe, apresentando coriza, febre e tosse. Apenas casos graves evoluem para sinais de alarme, febre acima de 38°c persistente por mais de 48 horas, falta de ar, náuseas e vômitos. Chamamos atenção para os grupos de risco, pacientes com doenças cônicas (diabetes e hipertensão), idosos (acima de 60 anos) e crianças ficando vulneráveis ainda mais ao vírus”.
O enfermeiro Anderson Nunes afirmou que: “O melhor remédio nesse caso é a prevenção, se isolando socialmente e evitando aglomerações, a higiene das mãos com água e sabão com frequência,\ ao tossir ou espirrar cobrir a boca, evitar o contato das mãos não lavadas nos olhos, boca e nariz. Para os casos leves o tratamento é sintomático (dipirona ou paracetamol) e cuidados gerais como hidratação, alimentação equilibrada e repouso, já em casos graves o suporte respiratório e indispensável”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário