O busto do ex-prefeito da cidade de Jaçanã-RN, José Pereira da Silva, Dedé Pereira, in memoriam, foi destruído pelos vândalos.
“Encontrei agora pela manhã com Luiz Carrapateira, Funcionário Encarregado da Manutenção da Prefeitura Municipal de JAÇANÃ RN, e ele me falou que o Busto foi quebrado pelos Vândalos pela 2° vez, e que a Equipe de Manutenção está recuperando o mesmo que é de Pedra Sabão”, disse Cacá Medeiros, em um post nas redes sociais.
Ninguém vive mais em paz neste nosso estado. Nem mesmo o busto das pessoas ilustres que são homenageadas.
A VIOLÊNCIA ESTÁ DESTRUINDO TUDO OU QUASE TUDO NO RIO GRANDE DO NORTE.
ResponderExcluirESTÁTUA DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO (EM BRONZE)
Na madrugada de 1º/11/2003, bandidos arrancaram a estátua do mestre Câmara Cascudo com cerca de 120 Kg da sua base de sustentação, constituída de uma mão de concreto armado estendida – em balanço - em frente ao memorial do mesmo nome, mas não conseguiram levá-la. O barulho despertou a atenção do vigilante da entidade e os meliantes fugiram. Decorrido algum tempo, foi devolvida em 15/01/2004.
BUSTO DE KENNEDY (EM BRONZE)
Os vândalos furtaram o busto do presidente John F. Kennedy localizado na praça homônima (mesmo nome), inaugurada em 1965, na presença do irmão do homenageado, Robert Kennedy, em frente ao antigo Ducal Palace Hotel, na rua João Pessoa, Cidade Alta. Nunca foi encontrado. Foi construída uma réplica do busto original, pelo artista plástico Ery Medeiros (natural de Santa Cruz-RN), e colocada no lugar, mas as inscrições douradas afixadas no pedestal de pedra granítica marrom tabaco com parte do discurso de posse do presidente Kennedy já foram destruídas ou furtadas.
Na lateral frontal do pedestal havia as seguintes inscrições: ‘’Se a sociedade livre não conseguir ajudar os muitos que são pobres, não poderá igualmente salvar os poucos que são ricos.’’
(Presidente John F. Kennedy - discurso de posse no Capitólio dos Estados Unidos da América, Washington D.C, em 20 de janeiro de 1961)
MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA – PRAÇA 7 DE SETEMBRO
Marginais arrancaram e furtaram as esfigens de Dom Pedro I, Frei Miguelino, Antônio Melo de Souza e José Bonifácio, que estavam afixadas nas laterais do monumento. A ação criminosa foi praticada, em 2014, mas a polícia conseguiu recuperar a esfinge de José Bonifácio, em 03 de março de 2015.
Ao redor da Praça 7 de Setembro localizam-se o Tribunal de Justiça (TJRN), a Assembleia Legislativa (Palácio José Augusto), a Prefeitura do Natal (Palácio Felipe Camarão), o antigo Palácio da Esperança, Palácio Potengi (antiga sede do governo estadual), atual Pinacoteca do Estado, e o Museu Café Filho – sobrado colonial -, construído em 1816 e 1820, na rua da Conceição, centro histórico da capital potiguar.
BUSTO DE JOSÉ PEREIRA DA SILVA (EM PEDRA SABÃO)
Vagabundos destruíram o busto do estadista e ex-prefeito de Jaçanã-RN, José Pereira da Silva (Dedé Pereira).
Esses elementos do mal matam, estupram, assaltam, roubam, furtam, danificam bancos de praça, luminárias, monumentos históricos, e saem, por aí afora, infernizando a vida das pessoas e da sociedade.
João de Elias