sexta-feira, 3 de junho de 2016

Morre Afrânio Pereira, ex-prefeito de São Tomé, RN

O ex-prefeito de São Tomé, Afrânio Pereira, morreu na madrugada de hoje. Ele sofria com problemas de saúde há alguns anos, não resistindo e vindo a óbito hoje.

O corpo será velado em sua residência, na Fazenda Alto do Céu. O ex-prefeito era uma das figuras mais querida do município. Político respeitado em toda a região Potengi, Afrânio Pereira deixa um legado de obras e ações que beneficiaram a população sãotomeense.

O ex-prefeito governou São Tomé por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 2001 a 2004. Com seu jeito carismático, Afrânio ainda ajudou a eleger outros ex-prefeitos do município, como Dr. Estrela e Babá Pereira.

Além de político, Afrânio Pereira sempre ajudou sua esposa, Cacilda Pereira, a criar e manter o Lar São Camilo de Lelis, que abriga dezenas de idosos e é modelo em todo o estado. Por Édipo Natan!


6 comentários:

  1. MORRE BISNETO DO CORONEL JOSÉ BEZERRA, DA ABA DA SERRA.
    O Sr. Afrânio Pereira de Araújo (1939-2016), era membro de tradicional família política do Seridó e do Potengi do Rio Grande do Norte, primo do ex-governador José Cortez Pereira de Araújo (1924-2004), da ex-deputada Maria do Céu Pereira Fernandes (1910-2001) que era mãe do jurista Paulo de Tarso Pereira Fernandes (1947-...), do poeta José Bezerra Gomes (1911-1982), e bisneto do coronel José Bezerra (1843-1926).
    O Sr. Afrânio Pereira de Araújo nasceu a 10/03/1939, numa sexta-feira, em São Tomé-RN, e faleceu na última quinta-feira, 02/06/2016, no mesmo lugar em que nascera na ribeira do Potengi.
    O Sr. Afrânio era casado com a presidente do ‘’Lar São Camilo de Lélis’’, Dona Maria Cacilda da Silva Pereira (1943-...), filho de Dona Aurina Galvão Pereira de Araújo (1913-2004) e do Sr. Rainel Pereira de Araújo (1903-1982), irmão dos Srs. Alzair Pereira de Araújo (1931-1995), Alzamir Pereira de Araújo (1933-1986), Alzenira Pereira de Araújo (1936-...) e Rainel Pereira de Araújo Filho (1944-...), neto pela linha materna de Dona Francisca de Vasconcelos Galvão (1876-1929) e do Sr. Ladislau Epaminondas de Vasconcelos Galvão (1874-1943), e bisneto do Coronel José Bezerra de Araújo Galvão (1843-1926) e de Dona Antônia Bertina de Araújo Galvão (1856-1893), da Fazenda Aba da Serra, no município de Currais Novos-RN.
    Dona Aurina Galvão Pereira de Araújo (1913-2004) era tia do médico João Ferreira Gomes de Assis – o Dr. Ferreirinha (1925-1978) e da religiosa da Ordem do Amor Divino, fundadora e presidente da entidade de assistência social ‘’Casa do Pobre’’, aqui, em Currais Novos-RN, Iolanda Galvão Gomes - a Irmã Ananília (1930-...), filhos de Dona Aura Galvão Gomes de Assis (1900-1976) e do Sr. Francisco Leônis Gomes de Assis - ‘Seu’ Assis Salustino (1899-1980), ex-prefeito de Currais Novos-RN e de São Tomé-RN.
    Que Deus, na sua infinita bondade, conceda ao ex-prefeito Afrânio Pereira o merecido descanso eterno no lugar reservado aos justos, e dê à família enlutada a força necessária para suportar a dor e a saudade, especialmente à Dona Cacilda Pereira e aos filhos e netos do casal.

    ResponderExcluir
  2. Seu Rainel Pereira foi o maior chefe político de São Tomé de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  3. IR. ANANÍLIA NASCEU PARA SERVIR.

    Irmã Ananília, na altura dos seus 86 anos de idade, nasceu para servir, para a prática do bem e da caridade. A caridade que é a maior das três virtudes teologais.
    Contam pelas ruas aqui de Currais Novos que, certa vez, Ir. Ananília deu roupa, comida e dormida a um rapaz que se diz dizia necessitado. À noite, entrando pela madrugada, o jovem levantou-se, furtou alguns objetos e fugiu da Casa do Pobre, na Rua Dix-Sept Rosado, no centro da cidade. A polícia ao tomar conhecimento do fato, entrou em diligência, localizou o meliante e o prendeu na cadeia local. Aí, por volta do meio dia, a religiosa do Amor Divino dirigiu-se ao CDP e mandou servir-lhe o almoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero aqui de maneira nenhuma fazer apologia à violência contra quem quer que seja, mas esse safado da Casa do Pobre era para ter almoçado uma camada pau no rabo para aprender a ser gente. Deus me perdoe se eu estiver errado.

      Excluir
  4. Certa vez o poeta Fabião das Queimadas chegou à Fazenda Aba da Serra, do Coronel José Bezerra, onde já se encontrava o poeta e repentista currais-novense, Sebastião Pé de Sapo, oportunidade em que ambos ouviram do Coronel o relato sobre um episódio ocorrido em Macaíba, envolvendo sócios de uma empresa de transporte entre a capital e o interior, quando a propósito o poeta fez a seguinte décima:

    ‘’De Macaíba praqui
    As coisas tão se danando,
    Telegramas se passando,
    No ponto de reagir;
    Extremando o Potengi
    Com Santa Cruz do Inharé,
    Briga menino e mulher,
    Quem diz é Sebastião,
    Que briga todo o sertão
    Em favor do Coroné.’’

    Acerca do mesmo episódio, disse Fabião das Queimadas a seguinte sextilha, que foi reproduzida pelo desembargador Tomaz Salustino, casado com Dona Tetê Salustino, filha do Coronel:

    ‘’Senhores, Aba da Serra
    Não é pra ninguém subir
    Só homem de Currais Novos
    Ou então do Acari,
    E Fabião das Queimadas,
    Poeta do Potengi.’’

    ResponderExcluir
  5. Irmã Ananília.
    As três virtudes teologais são: Fé, Esperança e Amor (caridade).
    Irmã nasceu para servir, fazer o bem e perdoar.
    José Augusto

    ResponderExcluir