quinta-feira, 26 de março de 2015

Vista aérea da Serra de Manoel Carlos – Lajes Pintadas, RN


Foto: Google via satélite 

Um comentário:

  1. A Natureza e o homem mal-educado.

    O desmatamento ilegal, ainda, é a grande ameaça à extinção da floresta e de todo o ecossistema. Não se sabe ao certo o número de florestas que já foram desmatadas e, também, não se sabe o número de espécies que já foram extintas, em consequência da ação desordenada, violenta e criminosa dos inimigos da Natureza e da própria sociedade. Os danos são incalculáveis e, de certa forma, irreversíveis.

    É da floresta que se retira grande parte que pesquisadores utilizam para fabricação de medicamentos e novas vacinas para a cura e o alívio de muitas doenças. O impacto do desmatamento, sobretudo, nas áreas mais elevadas que, deveriam ser preservadas, causa sérios transtornos à saúde da sociedade.

    A área devastada, no topo dessa montanha, consoante mostra a imagem de satélite, localizada a cerca de quatro quilômetros, em linha reta, até o distrito sede do município de Lages Pintada, deveria ter sido preservada para conter a erosão do solo e os riscos de deslizamentos de terra e de rocha.

    Para refrescar a memória dos mais idosos. Houve um deslizamento de terra e de rocha, nas proximidades dessa mesma área, apontada pela referida imagem de satélite, no rigoroso inverno de 1964, há mais de 50 anos. Portanto, sem dúvida, aí se trata de uma área de risco.

    Aquilo que a Natureza levou milhões de anos para construir o homem mal-educado o destrói em poucos segundos.

    ResponderExcluir