domingo, 11 de maio de 2014

Em São Tomé, após 3 anos barragem volta a sangrar

A população de São Tomé  foi surpreendida hoje à tarde por uma forte chuva torrencial, com trovões e relâmpagos, além de ventos fortes. A chuva que castigou a cidade durante 4 horas foi suficiente para alagá-la, e, por incrível que pareça, encher a barragem ao ponto de sangrar, lembrando que estava totalmente seca. Sua Lâmina de sangria chegou aos 90 centímetros.

A última chuva impactante como esta ocorreu há dez anos, em 2004, no dia 11 de janeiro, quando fez a barragem sangrar e deixar a cidade isolada, assim como hoje. Vale lembrar que em 2004, não foi à última vez que a barragem sangrou. Em 2009, no mês de março, esse feito  ocorreu, e voltou se repetir em 2011, mas não com um fluxo grandioso e uma lâmina de sangria tão alta como a de hoje.

A forte chuva fez o rio Potengi descer com muita água. A correnteza está forte e seu volume é caudaloso.  A extensão do Rio, em volume d’água, e, em termos de largura, vai de uma margem a outra, como a gente costuma dizer “de barreira a barreira”. Por tudo isso, a cidade está festa. O “fato negativo” é que ninguém entra nem sai na cidade com a barragem sangrando.


Do São Tomé de Cara Limpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário