domingo, 20 de abril de 2014

O Domingo de Páscoa

Hoje, Domingo de Páscoa, termina o período da Semana Santa, assinalando a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa é considerada a principal festa do Cristianismo, porém, muitas crianças e adolescentes só têm na memória que o Domingo de Páscoa é, respectivamente, o dia em que o coelhinho traz ovos de chocolate e os esconde para dar um ar de brincadeira à data festiva ou o dia de presentear e trocar dos mesmos entre os seus familiares e amigos.
Mas, estes são fatos mais recentes são de caráter essencialmente consumista (comercial), pois o significado da Semana Santa e, sobretudo, deste Domingo (Domingo de Páscoa) é muito mais do que isso e muito mais antigo.
Na Semana Santa celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Seu início se dá no Domingo de Ramos, no qual é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele é recebido como Rei e saudado com ramos de palmeiras. O seu término, hoje (Domingo de Páscoa), marca a Sua ressurreição, após Ele ter sido preso, julgado, condenado e crucificado.
De origem hebraica, a palavra "Páscoa" (Pessach) significa passagem. Este termo já possuía sentido nas celebrações judaicas, bem antes do nascimento de Jesus, em virtude da  libertação e fuga do povo judeu escravizado no Egito para a Terra prometida. Já na fé cristã, a Páscoa significa a passagem da morte para a vida, o renascimento, isto é, a ressurreição após a crucificação e morte de Jesus Cristo. 
De forma bastante resumida, vejamos o quê representam os últimos dias que antecedem o Domingo de Páscoa no âmbito do Cristianismo.

Do Geografia em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário