sábado, 4 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro tem sensação térmica de 50o C

Um calor escaldante tomou as ruas, praias e principais pontos turísticos do Rio de Janeiro ontem, quando a sensação térmica chegou a 50 graus centígrados em alguns bairros da cidade.

De acordo com o Centro de Operações, as médias de temperaturas ficaram em 39ºC, mas a baixa umidade do ar, estimada em 48%, e a ausência de ventos contribuíram para o calor, que castigou moradores e turistas que esticaram o recesso de fim de ano. 

O calor foi tão forte que confundiu até os dispositivos anti-incêndio de um shopping no Leblon, zona sul da cidade. Chamado de sprinkler, o aparelho que libera jatos d’água em caso de incêndio foi acionado espontaneamente no primeiro piso do estabelecimento. Não houve danos, segundo a direção do shopping.

O pico de calor foi registrado pela Aeronáutica em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Perto dali, em Guaratiba, também na zona oeste, os termômetros registraram temperaturas de 40,3ºC. O calor também ampliou o desconforto causado pela falta d’água em alguns bairros da zona oeste e norte da cidade, como do Recreio, Bás de Pina e Vaz Lobo.


Do Diário: Em Lajes Pintadas/RN, o calor não chega a tanto, mas, também está quente para caramba. 


Da Tribuna do Norte

2 comentários:

  1. Percebo que as minhas artérias estão em profunda ebulição. A sensação emocional diante de tanta beleza já ultrapassa os 100ºC.

    ResponderExcluir
  2. Pois é! No encerramento do ano de 2013, por falta de roupa nova passei o ferro na velha.

    ResponderExcluir