quinta-feira, 12 de setembro de 2013

[Fotos] Arena das Dunas já atinge 85,5% da obra concluída





Do São Tomé Notícias

2 comentários:

  1. A POESIA DO CONCRETO


    Qual a relação que existe entre a poesia e a engenharia? Aparentemente, nenhuma. Na prática isso não acontece. O calculista mais famoso do Brasil, responsável pelos cálculos das sofisticadas colunas dos palácios de Oscar Niemeyer, foi o poeta Joaquim Cardozo.

    Teoricamente, todos os engenheiros seriam calculistas, mas isso não ocorre na realidade. Por sintetizar a essência da engenharia, o cálculo estrutural é um território exclusivo dos mestres, como foi o engenheiro Joaquim Cardozo.

    A Catedral de Brasília é um clássico poema em concreto. A geometria desafiadora concebida pelos traços do arquiteto das curvas encontrou a solução fria dos números, concretizada pelo poeta calculista. O resultado permanecerá como um dos principais ícones da moderna arquitetura brasileira.

    A poesia dos grandes mestres do cálculo estrutural se encontra no pensamento de um dos maiores arquitetos do século XX, que também foi exímio calculista, o italiano Pier Luigi Nervi, que sintetizou a essência estrutural, assim: ‘’As estruturas são a materialização das forças que atuam em um projeto.’’ Ele executou o desafio de edificar de modo a conduzir a substância à tangência do imaterial. Um aspecto da engenharia em que os vetores ganham vida e forma em vigas e colunas.

    A Paraíba tem um mestre dessa área tão especializada da engenharia, o engenheiro Argemiro Brito, que, como o poeta Joaquim Cardozo, defende as suas obras com expressões recheadas de lirismo. Sobre a sua mais nova obra, a estátua de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, no Trairi do Rio Grande do Norte, declara: ‘’É um verdadeiro poema de pedras, que transcenderá a muitas gerações.’’

    A estátua de Santa Rita de Cássia, inaugurada em 26 de junho de 2010, num sábado, é um desafio da engenharia brasileira nascida dos números e da prancheta do engenheiro Brito, ela já é um recorde americano. Do pé ao topo do esplendor, ela mede 50 metros de altura, superando a altura da estátua da Liberdade, em Nova Iorque. A responsabilidade técnica de uma construção tão desafiadora é de tal importância que o cálculo estrutural da estátua da Liberdade foi confiado ao mesmo engenheiro Gustave Eiffel, famoso pela torre que leva o seu nome em Paris.

    Essa é uma obra a ser incluída no Guiness Book como a estátua católica mais alta do mundo, com altura equivalente a um prédio de 17 andares, pesa mais de duas mil toneladas de concreto distribuídos em delgadas paredes de oito centímetros de espessura, uma magnífica conquista da engenharia.

    Quem trafega pela BR 226, em direção a Santa Cruz, começa a visualizar a estátua a vários quilômetros de distância. Além da monumentalidade da construção, ela foi edificada sobre o Monte Carmelo com mais duzentos metros de altura, fazendo com que a obra se destaque na paisagem. Foi um investimento do Ministério do Turismo para fomentar o turismo religioso regional.

    ResponderExcluir
  2. A Catedral Metropolitana de Natal, com maior vão em concreto protendido do Brasil (60 m), inaugurada em 21 de novembro de 1988, numa segunda-feira, tem moderno projeto arquitetônico de Marconi Grevy, e cálculo estrutural de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e co-autoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira. A Catedral tem capacidade para 3.000 pessoas sentadas, e ocupa 30% da área do terreno (60 m x 45 m).

    O Pórtico Monumental de Natal tem a estrutura com maior balanço em concreto protendido do Brasil (60 m). Quem passa pela BR 101, principal via de acesso à cidade do Natal, não deixa de admirar o belíssimo pórtico suspenso.

    O Pórtico que atravessa a larga rodovia federal possui um balanço de 50 metros, a partir de um engaste de 10 metros, e termina do outro lado da calçada sobre três estátuas, representando os Reis Magos. Foi um presente em comemoração aos 400 anos da capital potiguar, em 1999, e representa o cometa que orientou os três Reis Magos para o local de nascimento de Jesus Cristo.

    O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Moacyr Gomes, e o e cálculo estrutural de autoria do engenheiro civil José Pereira da Silva e co-autoria dos engenheiros civis Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

    O ‘’Gigante de Lagoa Nova’’ foi denominado Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (Castelão), com a finalidade especial de agradar os generais de plantão. Posteriormente, passou a chamar-se João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão). Foi demolido, em nome do progresso, em 25 de novembro de 2011, numa sexta-feira, para dar lugar à Arena das Dunas. O então Governador José Cortez Pereira de Araújo, em 04 de junho de 1972, num domingo, referiu-se ao velho Machadão como um ‘’Poema de Concreto Armado.’’

    O projeto arquitetônico foi de responsabilidade do engenheiro e arquiteto Moacyr Gomes, e os cálculos estruturais foram assinados pelo engenheiro civil José Pereira da Silva.

    ResponderExcluir