quarta-feira, 1 de maio de 2013

Saúde de Lajes Pintadas captura animais vadios

A Secretaria de Saúde de Lajes Pintadas, sob o comando de Solange Cabral e sua equipe, desempenhou uma campanha de controle de zoonoses e/ou doenças transmissíveis, tendo em vista o surgimento de um caso de Raiva  detectado ultimamente neste município, conforme já divulgado por este Portal de Notícias. 
A Campanha, que teve o acompanhamento de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde  capturou vários animais caninos e felinos vadios (abandonados), com intenção de minimizar os riscos de contaminação da Raiva, doença incurável  transmitida por vírus, transmitida ao homem por animais mamíferos  principalmente cães e gatos.
Os animais abandonados, provavelmente sem controle de vacina, são considerados de alto risco e em caso de acidentes (mordidas) com esses animais, o tratamento preventivo da vítima é obrigatório  chegando a ser necessário a aplicação de até 07 injeções, independentemente de estar ou não infectado o animal.



Bom seria que não fosse necessário o sacrifício dos pobres animais, todavia por negligência, desinformação e falta de educação, muitas pessoas levam os pobres animais a tal situação, ou seja, abandonam as pobres criaturas. O município ficará durante alguns meses, em campanha educativa, tais como palestras, vacinação nas pessoas que tiveram contado com o animal contaminado, dentre outras.




Um comentário:

  1. como e que pode fazer o controle pois eu vi que todos os animais foram mortos con injeçao letal o colocados por traz do cemiterio publico logo apos que foram jogados tinha vario urubus la isso nao vai intervi em nada pois os animais infectados iram transmitir o virus normalmente ja que serviram de alimento para outros. como a secretaria me esplica isso?

    ResponderExcluir