Da Tribuna do Norte - O cenário no interior do Rio
Grande do Norte mudou nas últimas semanas. A chuva que caiu em todas as regiões
do Estado transformou a paisagem em poucos dias. O cinza da vegetação sem vida
deu lugar ao verde que salta aos olhos, as nuvens surgiram e o cheiro de terra
molhada anima os agricultores. À primeira vista, a impressão de que a severa
estiagem deu uma trégua aos potiguares convence, porém essa ainda não é a
realidade. As últimas chuvas amenizaram o sofrimento, mas não garantiram, por
exemplo, o abastecimento dos reservatórios. Agricultores e pecuaristas temem
que o período de chuvas seja muito curto e a “seca verde” castigue a produção.
A Empresa de Pesquisa
Agropecuária do RN (Emparn) registrou, até a última segunda-feira, um bom
volume de chuvas em todo Estado. O maior acúmulo foi no município de Major
Sales, a 427 quilômetros de Natal. Lá, o registro é de que já caiu 626,1mm de
água. Na outra ponta da lista, está Japi, a 134 quilômetros da capital, onde
choveu apenas 32,6mm. A chuva trouxe esperança para o homem do campo e foi a
responsável pelo surgimento de pasto e sangria de pequenos açudes na região
Oeste.

Nenhum comentário:
Postar um comentário