sábado, 4 de maio de 2013

Campanha contra a Aftosa é adiada para junho e estado tenta mudar de status ainda este ano


O Governo Federal decidiu adiar para junho o início da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que começaria na quarta-feira (01) no Rio Grande do Norte.
A flexibilização é justificada pela falta de chuvas, que tem comprometido o abastecimento de água e até mesmo a alimentação dos rebanhos, dificultando a sobrevivência dos animais e a vacina poderia prejudicar o trabalho de recuperação do rebanho.
A vacinação foi adiada para junho no Rio Grande do Norte e nos municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco e para julho em Sergipe e Alagoas. Em Minas Gerais, o prazo foi prorrogado para 30 de junho em 112 municípios (nas coordenadorias regionais de Amenara, Janauba e Montes Claros).
Na Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Santa Cruz recebeu com boas perspectivas o adiamento da campanha, pois vários agricultores já tinham pedido para que isso acontecesse, já que o Trairi é uma das regiões mais afetadas com a seca no Estado.
A ULSAV considerou o adiamento importante porque está concluindo o Inquérito Soro-epidemiológico. Este inquérito foi realizado em todas as regiões do estado, onde foram escolhidas algumas propriedades, aleatoriamente, para saber se o vírus da aftosa está circulando no estado.
O estado trabalha desde agosto para mudar o status que é de zona média com vacinação para livre com vacinação. Toda a região Nordeste mudará de status ainda este ano, como exigência do Governo Federal para melhorar a exportação do rebanho brasileiro.
Na última campanha de vacinação contra a aftosa, o estado ficou muito abaixo da meta estipulada para a vacinação. Apenas 52% do rebanho foi vacinado e na região este índice foi de apenas 59%, reflexo da forte seca que já assolava o Rio Grande do Norte em novembro passado.

Do Site da Rádio Santa Cruz/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário