terça-feira, 9 de abril de 2013

Centenário de nascimento de Cícero Jerônimo Gomes (1913 – 2013)



‘’Nunca discuta com padre, juiz de direito ou delegado de polícia. O padre pode amaldiçoá-lo; o juiz ou o delegado pode prendê-lo.’’
Cícero Jerônimo Gomes (1913 – 1994)

Cícero Jerônimo Gomes nasceu no município de Santa Cruz, a 09 de abril de 1913, numa quarta-feira, no sítio Riacho das Galinhas, propriedade rural dos pais dele, Francisco Jerônimo Gomes e Maria Bibiana da Conceição, hoje, sítio Boqueirão, no atual município de Lajes Pintadas.

Cícero era um homem simples, agricultor, sertanejo, da luta diária no campo, mas com vasto conhecimento e inteligência singulares. Era no dizer de Euclides da Cunha ‘’...antes de tudo um forte.’’

Hoje, se vivo fosse, completaria 100 anos de vida.

Parabéns! O senhor permanece vivo nos corações da esposa, dos filhos, dos netos e dos bisnetos, e na memória dos demais familiares, dos amigos, e daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Saudades...


Lajes Pintadas-RN, 09 de abril de 2013.

Marcos A. Dantas Gomes



5 comentários:

  1. Meu padrinho.

    Esse foi forte em tudo: na vida, na amizade, no trabalho, na luta, no respeito ao próximo, no coração e na alma.

    Sempre ao encontrá-lo, logo depois dos cumprimentos de praxe, o diálogo se seguia assim:

    '' –Bênção, padrinho!
    –Deus te faça feliz.
    –Como vai o senhor?
    –Eu vou sofrível.''

    ResponderExcluir
  2. Na época, eu era muito jovem, talvez, com 15 ou 16 anos de idade, mas ainda me lembro de Seu Cícero Jerônimo, colhendo batata doce, melancia, jerimum e melão na vazante da represa do açude da Fazenda Mundo Novo, de propriedade de Seu Manoel Ferreira Lima, pai do professor Ivahy Ferreira e do poeta José Ivalter.
    O melão era grande, amarelo, cheiroso, saboroso, doce, e muito bonito. Media mais ou menos 30 cm de comprimento, por mais ou menos 15 cm de altura.
    Eu gostava de ouvir o bate-papo de Seu Cícero com o meu tio, irmão da minha mãe, na casa de quem passava minhas férias escolares. A conversa era muito agradável, engraçada e produtiva. Só que menino não entrava na conversa dos mais velhos. Naquele havia ordem e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repito: naquele tempo havia ordem e respeito. E menino não entrava na conversa dos adultos, sem ser previamente convidado a opinar ou dar explicação sobre esse ou aquele assunto.

      Excluir
  3. Há pessoas que se vão, que partem daqui para o plano superior, mas permanecem eternizadas na lembrança dos que ficam.
    Parabéns, ti Ciço!

    ResponderExcluir
  4. Que bom saber desse parentesco da Família Gomes e Domingos! É sabido que as duas matriarcas eram irmãs...

    Gomes!

    ResponderExcluir