sábado, 2 de março de 2013

Término do Conclave é pressionado pela proximidade da Semana Santa


Do blog do Wallace - Antes mesmos de ter início, o Conclave já tem uma pressão natural dentro da Igreja Católica e pela opinião pública. A eleição do novo Sumo Pontífice tem que anteceder o início da Semana Santa.
O papa emérito Bento XVI aprovou mudanças que podem garantir agilidade para realização do Conclave antes da tradicional data.
A antecipação do Conclave se dá pela não decretação de luto, pois neste caso o Papa não saiu do cargo por motivo de falecimento, mas através de renúncia. Não existe prazo para finalizar o conclave, mas é bem possível que os Cardeais tenham uma definição antes do dia 24 de março, data em que temos o Domingo de Ramos, abertura da Semana Santa, que tem a Sexta da Paixão (29), a Virgília de Aleluia (30) e o Domingo de Páscoa (31).
A escolha do papa ocorrerá, excepcionalmente, com o antecessor vivo, e não morto. A interpretação é que o período de luto seja dispensado. Não há um prazo fixo para a escolha do papa. Segundo especialistas, a duração do período de eleição é imprevisível.
Durante o conclave, os cardeais que participam da eleição deverão ficar hospedados no Vaticano, em uma espécie de hotel conhecido como Domus Sanctae Marthae. O atual cardeal decano é Angelo Sodano, 85 anos, mas assim que o conclave começar, o decano será Giovanni Battista Re, 79 anos – por ter menos de 80 anos e ser o mais velho entre os eleitores.
Será que teremos a principal data católica sem a presença ou eleição do líder máximo da Igreja. Na Semana Santa temos a celebração da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que é o fundamento maior do Catolicismo.





2 comentários:

  1. Puxa-saco é uma espécie de coisa ruim, de satanás, de diabo, ou de praga, que está sempre presente onde quer que haja algum poderoso.

    Ele [puxa-saco] está nos gabinetes das câmaras de vereadores, das prefeituras, das assembleias legislativas, dos tribunais, do Congresso Nacional, das igrejas, do Vaticano...Enfim, ele [puxa-saco] está por aí afora, infernizando, destruindo, e fazendo o mal.

    Bento 16, em razão da idade avançada, não suportou o leva-e-trás de puxa-saco, e renunciou ao cargo de pontífice. A Igreja Católica Apostólica Romana está acéfala, sem chefe, sem papa.

    O Sumo Pontífice, Bento 16, renunciou ao trono de São Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Quem não quiser ser incomodado pelo puxa-saco não seja nada. Nem pedinte na porta de igreja.

    Veja bem!

    Até alcaguete de polícia tem puxa-saco.

    Tem secretário de prefeitura do interior que não pode despachar os atos de ofício, porque o puxa-saco entra sem convite e vai observá-lo, atanazá-lo, irritá-lo.

    Tem prefeito do interior que não pode nem se coçar o saco (desculpe a expressão!), ou ir ao banheiro, porque o puxa-saco não desgruda do camarada.

    Nem o vigário da freguesia está salvo do puxa-saco.

    O puxa-saco só incomoda enquanto o sujeito estiver no poder. No dia seguinte à saída do cargo que ocupava no governo, ou na empresa, o puxa-saco desaparece.

    Um exemplo:

    O ex-governador Cortez Pereira recebia em sua casa uma visita, regando o bate-papo com vinho. Indagado sobre bônus e ônus do poder, lembrava: ''No último ano de governo, meu aniversário foi uma multidão. No seguinte à minha saída, éramos apenas eu e minha mulher aqui em casa.''

    ResponderExcluir