Após recomendação do Tribunal de
Contas do Estado (TCE-RN), a prefeitura de São Bento do Trairi deu início a uma
série de medidas de redução de despesas com a folha de pessoal do município,
que está ultrapassando em mais de 10% o limite legal.
Tentando se adequar à Lei de
Responsabilidade Fiscal, o prefeito Kêka Araújo (PSD) assinou portarias de
exonerações de cargos contratados e comissionados de diversas secretarias que
compõem a gestão municipal. Entretanto, segundo ele, as demissões não foram
necessárias. ''A nossa folha de pagamento não é alta, mas a arrecadação é que
está baixa. Só os efetivos e a parte administrativa já chegam no limite
prudencial. Mesmo com os cortes não chegamos nem perto do legal'', disse o
gestor.
São Bento do Trairi gasta com servidores 61,32% de toda sua receita,
enquanto que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) recomenda 51%.
A Secretaria de Administração foi
a que mais sofreu com os cortes. Só na pasta a economia foi de R$ 22 mil. Na
Saúde e Educação as demissões atingiram R$ 28 mil de redução na folha.
Além das exonerações, o chefe do
executivo sãobentense reduziu o seu salário, do vice-prefeito e de auxiliares
do primeiro escalão. Ao todo, as medidas chegaram a uma redução financeira de
mais de R$ 50 mil, e buscam atender integralmente a recomendação do TCE que
advertiu uma diminuição de R$ 77 mil na folha de pagamento do município que
gira em torno de R$ 600 mil por mês. Do Blog do Joabson Silva!
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