quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Lajes Pintadas: “Cochonilha do Carmim” ameaça acabar com plantios de palpas no Boqueirão

Os pequenos plantios de palpas forrageira, no Sítio Boqueirão, no município de Lajes Pintadas, RN estão sendo atacados pela “Cochonilha do Carmim”, praga que vem se enfestando em todo no município.

Preocupando assim, o homem do campo é, ameaçando, sobretudo a criação do rebanho bovino, caprino e ovino da região.

Ainda não se sabe ao certo a forma de introdução da cochonilha no País. Os primeiros relatos de danos à palma forrageira ocorreram no Município de Sertânia, PE, em 1998.

E agora o que fazer? É só uma pergunta.




























3 comentários:

  1. a emater aí não tem agronomo pra ajudar os agricultores a combater essa praga?

    ResponderExcluir
  2. Já existem alternativas para o controle de infestações como esta, uma delas é a substituição dessa cultivar de palma, que e susceptível ao ataque da cochonilha, por uma resistente ao ataque da praga. Outras alternativas podem chegar a ser mais onerosas para os produtores rurais da nossa região.

    ResponderExcluir
  3. Uma das alternativas para o controle dessa praga e a substituição desta cultivar de palma por uma que seja resistente ao seu ataque, outras alternativas, como por exemplo o uso de defensivos agrícolas, podem se tornar mais onerosas para os produtores rurais da nossa região. De qualquer forma deve-se ficar bem atento a controlar também a propagação da praga para áreas que ainda não foram atacadas.

    ResponderExcluir