segunda-feira, novembro 14, 2016

Amanhã é feriando nacional da Proclamação da República – 15 de Novembro



















Até 1889, o Brasil era governado pelo regime da Monarquia, comandado pela corte portuguesa. No dia 15 de novembro desse mesmo ano, um grupo de militares brasileiros, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e decretou no país o regime Republicano. Foi o começo de uma nova etapa na história brasileira.

Muitos fatores contribuíram para que a Monarquia perdesse o apoio e a popularidade entre os conservadores e progressistas. O Brasil não registrava nenhum crescimento social e econômico, possuía uma alta taxa de analfabestismo e a escravidão foi abolida apenas um ano antes da Proclamação da República.

Um governo provisório foi montado na noite de 15 de novembro, aclamando como presidente o Marechal Deodoro da Fonseca.


Um comentário:

  1. PREGO BATIDO E PONTA VIRADA.

    Um senhor comentava na manhã deste dia 15 de Novembro, num bar da orla de Ponta Negra, que o Juiz da República de Curitiba disse que a polícia fez ‘’afirmação leviana’’ ao citar ministro do Supremo Tribunal Federal em investigação.

    O mesmo senhor complementava que se fosse o marido de Dona Marisa Letícia não haveria essa história de ‘’afirmação leviana’’ coisíssima nenhuma. Seria prego batido e ponta virada.

    ResponderExcluir