sábado, 8 de outubro de 2016

Natal: Mercado da Redinha onde se encontra a famosa ‘Ginga com Tapioca’



















Este blogueiro esteve hoje (08), visitando o Mercado Público da Redinha, construído em 1921 e considerado um dos principais marcos turísticos da cidade do Natal, por ser um famoso ponto de encontro entre o rio e mar. Na ocasião,  pude saborear um dos famosos  prato  da culinária Potiguar ‘Ginga com Papioca’, que diga-se de passagem tem um paladar delicioso e acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada fica ainda melhor.

A Ginga é um peixe pequeno de água salgada conhecido por ser desperdiçado pelos comerciantes. Seu preparo é simples: temperar os peixes com sal fritá-los com azeite de dendê bem quente, espetá-los no palito e rechear com tapioca, que tem como base a goma de mandioca e coco.


2 comentários:

  1. Batista - Praia de Búzios - RN9 de outubro de 2016 às 14:42

    GINGA COM TAPIOCA.

    Que saudades do querido e ilustre casal – ‘’Seu’’ Geraldo Januário (‘’Seu’’ Geraldo Preto) e Dona Dalila -, pais de Dona Ivanize Januário.

    A iguaria ‘’Ginga com Tapioca’’ foi criação de ‘’Seu’’ Geraldo Januário (‘’Seu’’ Geraldo Preto), há mais de 50 anos, no velho Mercado da Redinha. Dona Ivanize deu continuidade ao legado dos pais de quem herdou a mesma simpatia, a mesma honradez, a mesma presteza, os mesmos dotes culinários, e a mesma fineza.

    Penso que ‘’Ginga com Tapioca e Cerveja Gelada’’ está entre os melhores petiscos do litoral nordestino brasileiro.

    Aproveito o ensejo para sugerir a leitura do livro: ‘’Ginga com Tapioca – De Dalila a Ivanize, Das Origens à Atualidade’’, Rebekka Fernandes Dantas. Natal-RN: Sebo Vermelho Edições, 2015.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano de Cristo (Irecê, BA)10 de outubro de 2016 às 10:50

    Li e reli o livro ''GINGA COM TAPIOCA''. Ótimo trabalho de REBEKKA Fernandes DANTAS. Recomendo.

    ResponderExcluir