sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Lajes Pintadas: Cachoeira a espera de água





















Considerado o maior reservatório de água de Lajes Pintadas-RN, o açude Cachoeira não resistiu à escassez das chuvas e se encontra vazio há vários anos, mas a espera de água. 

Construído nos idos dos anos 50, água do ‘Velho Cachoeira’ era improprio para o consumo humano, entretanto, era bastante utilizado para dessedentação de animais e uso complementar na construção, cerâmica, limpeza e a criação de peixes para o sustento dos pescadores da cidade. Para ser ter uma ideia, cerca de 100% dos mananciais do município hoje estão vazios em função da seca.  

Para título de informação, a primeira vez que o Cachoeira secou foi no ano de 1993. Naquele tempo a cidade ainda não era abastecida pela adutora Monsenhor Expedito, aí você pode até imaginar o tamanho do sofrimento das pessoas clamando por água.

A EMPARN deverá anunciar nos próximos dias a previsão de chuvas para 2017. Vamos aguardar!



























Um comentário:

  1. SINAL DE BOM INVERNO PARA 2017.

    Segundo o Majó Theodorico Bezerra o inverno começa com as primeiras chuvas caídas na sul do Piauí na região do vale do Gurgueia, depois, seguindo na direção da região central do estado, nos arredores de Picos, pegando os caminhos do cariri cearense, nas proximidades do oeste pernambucano, Chapada do Araripe, entrando pelo alto sertão paraibano (Cajazeiras, Sousa, Pombal), alcançando o Seridó do Rio Grande do Norte, pegando os municípios de Serra Negra do Norte (Fazenda Solidão), São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, Caicó (Serra de São Bernardo), Ouro Branco, São José do Seridó, Cruzeta, Jardim do Seridó, Florânia (Santuário das Graças), Tenente Laurentino Cruz, Acari (Açude Gargalheira), Santana do Seridó, Equador, Parelhas (Barragem do Boqueirão), Carnaúba dos Dantas (Monte do Galo), Currais Novos (Mina Brejuí, Apertados, ), Lagoa Nova (chã da Serra de Santana), Cerro Corá (nascente do Rio Potengi), chegando às regiões Potengi (Fazenda Alto do Céu, espólio do casal Rainel Pereira de Araújo e Dona Aurina Galvão de Araújo, em São Tomé) e Trairi (Serra do Doutor, em Campo Redondo; Alto de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; Fazenda Irapuru, espólio do Majó Theodorico Bezerra, velho e inesquecível imperador do sertão).
    Já começou a chover no sul piauiense. Há chuva em Teresina, com relâmpagos e trovões. Raios riscam constantemente os céus do Piauí.
    Aguardemos a invernada de 2017, trazendo nova vida para todos.

    Artur Saraiva

    ResponderExcluir