segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Valor do IPVA pode sair até novembro

Entre as contas que chegam no início do ano está o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é cobrado pelo Governo do Estado. De acordo com o secretário de Estado de Tributação, José Airton da Silva, o valore médio desse reajuste ainda não foi definido, já que tem por base a tabela de preços dos veículos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que fornece a variação do preço dos automóveis para todo o país. “Até o final de novembro devemos ter essa previsão”, diz o secretário.
Conforme Airton, o IPVA segue o preço do veículo no mercado, disposto na tabela Fipe. “Ela não é localizada em um Estado, ela é uma tabela ampla, nacional. Isso dá uma variação mais racional, digamos assim, ao preço praticado no país”, explica.
O reajuste passa a valer a partir de janeiro de 2015 e os carnês de cobrança do IPVA começam a chegar às residências no mês de março do ano que vem. “Para quem compra o carro em janeiro, já está valendo a nova tabela”, adverte o secretário de Estado de Tributação.
José Airton da Silva esclarece que a tabela Fipe é uma média e prevê percentuais por modelo e ano. “Se houver uma valorização do carro, o valor aumenta. Mas o normal é diminuir até chegar ao décimo ano, quando o IPVA não é mais cobrado no Rio Grande do Norte”, diz.
A previsão de arrecadação de IPVA em 2014 é de R$ 250 milhões. Metade vai para o município onde o carro é licenciado. Até agosto, o RN já contava com 1,015 milhões de veículos, mas nem todos pagam IPVA por terem mais de dez anos de uso.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário