quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aniversário de Morte do Rei do Cangaço



Lampião e Maria Bonita
A morte de um dos maiores mitos da história brasileira completa 73 anos nesta quinta-feira (28). Trata-se do pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, o imortal “Lampião”. Reza a lenda que Virgulino, ainda jovem, teria se juntando ao bando do cangaceiro Sebastião Pereira dos Santos, só para se vingar da morte do pai, José Ferreira dos Santos. Desde então, o cangaceiro espalhou terror na região do Nordeste brasileiro e se tornou um dos bandidos mais temidos e procurados no país.

Fotos das Cabeças do Cangaceiros
No dia 28 de julho de 1938, Virgulino foi localizado na cidade de Porto Redondo, em Sergipe, por uma volante, que o matou e decepou a sua cabeça. Junto com o cangaceiro morreram mais nove companheiros que faziam parte do bando e também a sua companheira, Maria Gomes de Oliveira, a conhecida Maria Bonita. Todos também tiveram suas cabeças cortadas e expostas como troféus.






Fonte: Da redação do jornalextra.com

4 comentários:

  1. SGT PM ELIAS MARQUES DE ALENCAR - O ÚLTIMO QUE VIU A MORTE DE LAMPIÃO.

    ''Quando você está com raiva é uma coisa, depois envelhece e fica com dor na consciência''. O autor desta frase, Elias Marques de Alencar, integrou a volante do Tenente João Bezerra, da Polícia Militar de Pernambuco, que atacou o bando de Lampião na Grota do Angicos, no alvorecer do dia 28 de julho de 1938. Na investida, morreram o rei do banditismo no Nordeste, a mulher dele, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros.

    Na madrugada de ontem, 09/02/2011, Elias Marques, Sargento da Polícia Militar de Alagoas, faleceu aos 96 anos, no Hospital de Xingó, em Piranhas (AL), por falência múltipla dos órgãos. Tratava-se do último integrante vivo do grupo de 48 soldados alagoanos que participaram da ação comandada pelo pernambucano Tenente Bezerra. Promovido a sargento depois do ataque em Angico, Elias vivia com a família em Olho D’Água do Casado, a 270 quilômetros de Maceió.

    Em abril de 2008, Sgt Elias foi um dos personagens entrevistados pelo Diário na produção da série especial ''Na Trilha do Cangaço''. Lúcido, ainda, se lembrava do que aconteceu naquele início de manhã em que Lampião, o pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, seria assassinado aos 40 anos de idade. Ele fez questão de mostrar a sua fotografia quando jovem caçador de cangaceiros.

    A ordem era não deixar ninguém escapar. O próprio Sgt Elias acreditava ter sido o autor do disparo que feriu o cangaceiro Candeeiro, o pernambucano Manoel Dantas Loyola, que conseguiu escapar do ataque e hoje vive tranquilamente em sua terra natal, Buíque.

    Quando chegou à grota, Sgt Elias viu os cangaceiros já mortos. ´Fiquei com pena. E Maria Bonita não era feia`, relembrou. Ele ainda correu para pegar o bornal de uma das vítimas. ''Pensei: fiquei rico. Quando abri, só tinha ilhoses para enfeitar costuras. Quem ficou com todo o ouro foi o tenente Bezerra''.
    Ponto turístico, a Grota de Angicos disputada na Justiça pelos municípios sergipanos de Poço Redondo e Canindé, sendo que o último é considerado o vencedor pelo IBGE.

    Paulo Goethe
    (Diário de Pernambuco)

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DO RESULMO DESSE LEITOR! OBRIGADO POR ESSAS INFORMAÇÕES.

    ResponderExcluir
  3. RAPAZ MUITO MUITO A SUA RE´PRTAGEM GRANDE PAULO GOMES, ESTOU TENTANDO TRAZER PARA SANTA CRUZ, VÁRIOS PESQUISADORES DO CANGAÇO PARA FAZERMOS UM DIA MARAVILHOSO SOBRE ESTE TEMA QUE É IMPOLGANTE.

    ResponderExcluir
  4. Em se falando de tema relacionado ao Cangaço, quem esteve na última sexta-feira (29), aqui, em Santa Cruz, na Casa de Cultura, no Palácio Inharé, foi o médico psiquiatra, poeta, escritor e pesquisador, Dr. Epitácio de Andrade Filho. Na oportunidade, na presença de poetas, estudantes, escritores, jovens, adultos e admiradores do Cangaço, ele fez o lançamento do livro de sua autoria ''A SAGA DOS LIMÕES - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante''.

    A noite de autógrafo na Casa de Cultura foi proveitosa e festiva, com apresentações culturais etc.

    O próximo lançamento será realizado, no dia 29 deste mês de agosto, na Livraria Siciliano, do Midway Mall, em Natal.

    Percival R. J. de Medeiros

    ResponderExcluir