quinta-feira, 26 de maio de 2011

SECRETARIA DE SAÚDE DE LAJES PINTADAS REALIZA PALESTRA SOBRE O TABAGISMO

Foi realizada na última quarta-feira (25) uma importante palestra com o tema diga não ao cigarro. Objetivo da palestra foi de orientar  as pessoas do perigo que causa uso do tabaco.
O evento aconteceu na feira coberta de Lajes Pintadas e contou com a participação da Fisioterapeuta Drª Andressa Marinho, Assistente social Andresa Feitoza das Enfermeiras Juliana Morais, Myla Gabriele.  Além dos alunos e professores do turno Vespertino da Escola Estadual São Francisco.
31 de maio acentecerá o "D"dia mudial sem tabaco

Alunos da Escola Estadual São Francisco

 Equipe 

 A palestra foi um trabalho em conjunto com às equipes da SMS- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, PPS- PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE, ESF- EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA, ministrada pela Drª Sandra Marina, que destacou as principais doenças causadas pelo uso indevido do tabaco, como câncer de boca, faringe, faringe, esôfago, pulmões, pâncreas, estômago, doenças vasculares, enfarte do miocárdio, AVC, Impotência sexual, diminuição da fertilidade, menopausa precoce, sinusites, asmas, diabetes entre outras.
Palestrante Drª. Sandra Marina

O cigarro causa tanta ou mais dependência que as outras drogas. A nicotina é um poderoso estimulante. É ela que proporciona o sabor ao cigarro e obriga a pessoa a querer cada vez uma quantidade maior. Depois de inalar a nicotina, o fluxo sangüíneo vai acumulando a substância em cada célula do organismo e à medida que o tempo passa, as células se acostumam e pedem mais ao corpo.

Por causa dele, o fumante torna-se irritável e nervoso; com o cigarro se “acalma” e a nicotina se transforma em um “tranqüilizante” semelhante à cafeína e mata mais do quer as outras drogas como cocaína, craque e heroína. A estimativa de mortes por causa do cigarro por ano é de 05 milhões no mundo e 200 mil no Brasil. Afirma Drª Sandra.
 Drª Andressa, Enfermeiras Myla e Juliana, Assistênte Social Andreza

Na oportunidade foram distribuídos  cartilhas com informações sobre o uso do
Tabaco.

3 comentários:

  1. Rio Grande do Norte
    Capital Natal
    Em cada esquina um poeta
    Em cada rua um jornal
    (Revista Preá n. 23, Natal-RN/maio/2011)

    ResponderExcluir
  2. S.C/RN, 29/MAIO/2011.

    ''A VIDA É MAIS BONITA SE FOR SAUDÁVEL! DIGA NÃO AO CIGARRO!''

    AQUI É INDISPENSÁVEL ACRESCENTAR MAIS ALGUMA COISA PARA COMPLEMENTAR A MENSAGEM ACIMA: ALÉM DE DIZER NÃO AO CIGARRO, DIGA NÃO TAMBÉM À CORRUPÇÃO, AO LIXO, À BURAQUEIRA, À ESCURIDÃO, À ESCULHAMBAÇÃO, À CASA DE CHURRASCO, À CASA AMARELA, À CONTRATAÇÃO ILEGAL, AOS LARANJAS DE PLANTÃO, À INVASÃO DOS CANTEIROS PÚBLICOS, À ''LATA VÉIA'' DOS ESTUDANTES DE SANTA CRUZ, AO PÉSSIMO ATENDIMENTO NO CENTRO DA SAÚDE (MOTORISTAS, DIRETORES E PUXA-SACOS), AOS SECRETÁRIOS E VEREADORES QUE ANOITECERAM POBRES E AMANHECERAM RICOS, AO MAU CARÁTER DE ALGUNS, À FALTA DE VERGONHA NA CARA DE QUEM DESEJA ESCONDER A VERDADE PARA FUGIR DO MAL QUE FAZ AO POVO...

    MINHA GLORIOSA E ESTIMADA RITA DE CÁSSIA, SANTA DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS, PROTEJEI O POVO DA TERRA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

    AMÉM.

    J.J. PACHECO

    ResponderExcluir
  3. Acho super importante esse tipo de evento onde mostra os profissionais da saúde atuando na atenção primária, seja ela, através de palestras, rodas de conversas, distribuição de cartilhas, folhetos e/ou faixas onde é realizada a mobilização e conscientização da população para os maus hábitos adquiridos durante anos seja por falta de informação, pouco conhecimento à cerca do assunto e/ou outros fatores sócio-econômicos...
    Deixo aqui meus elogios a secretaria de saúde e aos profissionais que se empenham em desenvolver com garra, força de vontade e entusiamo seu verdadeiro trabalho junto a essa populção que tanto necessita.
    Lajes Pintadas, apesar de seus problemas que vem enfrentando é uma das poucas cidades que é destaque em Brasília pela excelente atuação da sua secretaria de saúde.
    PARABÉNS PROFISSIONAIS DE SAÚDE!!!

    ResponderExcluir